04/12/2019 Atitude Global | Gilmar Rocha Livre ATITUDE GLOBAL

Presidente da associação busca impulsionar melhorias no reassentamento Santa Rita, em Porto Velho.

SR

 

Presidente da associação busca impulsionar melhorias no reassentamento Santa Rita, em Porto Velho.

Por : Gilmar Rocha – Web repórter da ATITUDE GLOBAL.

O reassentamento Santa Rita, localizado na BR 364 ,distante 54 Km da capital, hoje conta com a nova sede da Associação de Produtores e Agricultores Familiares do Estado de Rondônia, presidida pelo presidente Edson Coutinho que por meio da associação busca impulsionar melhorias no Santa Rita.

Lideranças comunitárias, agricultores e produtores promovem encontro em busca de melhorias, Incentivos e implementação de projetos que viabilizem o crescimento econômico no lugar, o reassentamento foi implantado pela Usina Santo Antônio Energia, como compensação pelo deslocamento das populações rurais da região de Joana Darc e outras localidades do lago da barragem de Santo Antônio.

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL RO) participou da reunião comunitária no Reassentamento Santa Rita. O evento aconteceu no último domingo, 01, e contou com as presenças , do presidente da Associação dos produtores e agricultores , moradores ,lideranças comunitárias da localidade, assessores parlamentares , entre outras autoridades.

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) participou da reunião de produtores e agricultores e famílias que vivem na comunidade do Reassentamento Santa Rita, Coronel Chrisóstomo destacou a importância da união dos moradores junto a associação e pediu a união de todas as associações existentes no local , e a unificação dos grupos populares pela mesma causa, o bem comum da comunidade.Explicou que a os moradores unidos serão mais fortes.

Emocionado, o presidente da associação, Edson Coutinho, agradeceu a todos os envolvidos na concretização desse sonho da luta da associação por melhorias e a busca de novos projetos para a comunidade, falou dos kits de irrigação, e ainda solicitou informações sobre as possibilidades de implementar energia solar, outras lideranças de movimentos sociais revelaram a preocupação sobre o governo federal querer cobrar impostos sobre energia solar.

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) garantiu buscar mais informações em Brasilia DF sobre as questões de energia solar e disse ainda, que é bom que a comunidade está inovando , porque o biodiesel é uma energia limpa , deputado disse que é o vice presidente do biodiesel nas comissões em Brasilia DF.

O deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) disse que a hora é agora de se buscar os benefícios para a implantação do biodiesel e que o momento de fazer os projetos é agora. Destacou ainda que as associações precisam estarem regularizadas para proporem os projetos e buscar os recursos juntos aos órgãos públicos.

De acordo com deputado disse que a hora é agora de se buscar os benefícios para a implantação do biodiesel e que é o momento de fazer os projetos, é agora!.Esclareceu que as associações precisam estarem regularizadas para proporem os projetos e buscar os recursos juntos aos órgãos públicos.

E acrescentou que a associação hoje tem condições de se articular de forma mais eficaz no cenário local e somente com a documentação regularizada será possível a conquista de recursos, mesmo que os recursos sejam um pouco ou muitos só chegarão, com a associação devidamente registrada e regularizada publicamente, bem como de ampliar o processo participativo de seus associados, promovendo a união inclusive com outras associações para o fortalecimento da comunidade, e é com essa perspectiva no crescimento econômico e social da comunidade do Reassentamento Santa Rita.Já o professor Edson Coutinho vem buscando novos projetos empreendedores para o local, também é um dos objetivos da administração da associação realizar o " PROJETO BATATA DOCE", que vai produzir etanol e ração animal.

O evento contou, ainda, com a participação de vários moradores e diversas lideranças de movimentos sociais, populares nos informaram ainda que no local existe problemas de segurança pública, falta de policiamento, constantes quedas de energia elétrica, falta de transporte escolar, transportes aos profissionais de saúde, também outros assuntos de melhorias da saúde que são enfrentados pela comunidade. Segundo um morador e ativista de movimento social explicou que o lugar existe muitos problemas de furtos a residência quando as pessoas saem para trabalhar, e às vezes famílias sofrem assaltos a exemplo que o morador disse ter sido vitima há tempos atrás. O parlamentar garantiu que já havia uma reunião marcada com o prefeito de Porto Velho e que levaria todas as demandas ao conhecimento da prefeitura para providências.

O clima colaborou e o domingo de sol se completou, com a comemoração do encontro que finalizou com um almoço e confraternização de amigos da associação na tarefa e a churrascada saiu no ponto, motivando elogios a equipe.


Fonte: ATITUDE GLOBAL

Por> Gilmar Rocha - Enviado especial ao Reassentamento Santa Rita – Porto Velho RO.

www.atitudeglobal.com

"