31/10/2021 ATITUDE GLOBAL - GILMAR ROCHA Livre MUNDO GLOBAL

Piscicultura de Rondônia um sonho de integração comercial com a Bolívia

RO

Piscicultura de Rondônia um sonho de integração comercial com a Bolívia

No momento a piscicultura é a atividade que mais cresce no estado de Rondônia e cresce aceleradamente, é impressionantes o  cenário super  promissor, Rondônia é hoje o maior produtor de peixe em água doce criados em cativeiro, são milhares de  toneladas por ano, grande parte dessa produção vem de tanques de pequenas e grandes  propriedades rurais existentes por toda a região.

 A piscicultura é a atividade que mais cresce no estado, Com os investimentos que acontecem em toda cadeia produtiva, e atualmente com uma super produção já em estoque o mega empresário Plínio Carloto proprietário  do frigorifico RONDO FISH revelou que a meta é exportar toneladas para o mundo e já exporta para Peru e todos os estado brasileiros e o próximo passo é vender para  Bolívia.

 O empresário Plinio Carloto defendeu os seus produtos que são da terra  a exemplo do tambaqui e pirarucu   em regime semi intensivo. Disse estar pronto para atender outros paises  e não está longe de atingir essa margem, Na cidade de Itapuã do Oeste  o volume de produtores investindo em tanques aumentou em todo o seu entorno e em todas as regiões do Estado de Rondônia.

E dentro do planejado a empresa RONDO FISH por meio de seu proprietário  Plínio Carloto  um entusiasta da piscicultura informou que sua empresa se instalou em Itapuã do Oeste há (03) anos atrás epóca em que foi inaugurada a primeira agroindústria de beneficiamento de peixe de Rondônia, localizada no municipio de Itapuã do Oeste , A Agroindústria produz mensalmente  toneladas por mês de processamento e comercialização de tambaqui, pirarucu e pintado. A RONDO FISH gera 200 empregos diretos, além de agregar em torno do empreendimento dezenas empreendedores e  famílias  que produz o pescado dentro do projeto de sustentabilidade.

BRASIL - No dia 25 Outubro aconteceu na  Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia uma Audiência pública para discutir a implantação do alfandegamento e a instalação de balsa para a travessia do rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com Puerto Ustarez, no Departamento BENI com debates intensos em prol do desenvolvimento e integração das fronteiras entre Rondônia e Beni.

No dia 26 de outubro A COMITIVA DEPARTAMENTO DE BENI realizou diversas visitas a empresários de Rondônia com a finalidade de potenciar atividades economicas entre os dois paises. A visita da comitiva boliviana do Beni foi liderada pelo Senador Walter Justiniano  Martinez  acompanhado de diversas autoridades de Rondônia  de outros politicos e empresários de Bolivia .

Na manhã do dia 26 logo cedo foram ao municipio de Itapuã do Oeste, a primeira visita foi no frigorifico  RONDO FISH, onde a comitiva boliviana  conheceu “in loco”, todo o processo de beneficiamento  do peixe que consiste na limpeza, evisceração, cortes, filetagem, embalagem, armazenamento e transporte. Outras visitas foram realizadas no entorno a exemplo de uma visita técnica na indústria e ao sistema Piscicultura – Plantio e Criação.

Texto e fotos > Por Gilmar Rocha Web Repórter DRT MT 0001670 RO

© - 2021 – ATITUDE GLOBAL  - Todos os direitos reservados