Piscicultura de Rondônia um sonho de integração comercial com a Bolívia
No momento a piscicultura é a atividade que mais cresce no estado de Rondônia e cresce aceleradamente, é impressionantes o cenário super promissor, Rondônia é hoje o maior produtor de peixe em água doce criados em cativeiro, são milhares de toneladas por ano, grande parte dessa produção vem de tanques de pequenas e grandes propriedades rurais existentes por toda a região.
A piscicultura é a atividade que mais cresce no estado, Com os investimentos que acontecem em toda cadeia produtiva, e atualmente com uma super produção já em estoque o mega empresário Plínio Carloto proprietário do frigorifico RONDO FISH revelou que a meta é exportar toneladas para o mundo e já exporta para Peru e todos os estado brasileiros e o próximo passo é vender para Bolívia.
O empresário Plinio Carloto defendeu os seus produtos que são da terra a exemplo do tambaqui e pirarucu em regime semi intensivo. Disse estar pronto para atender outros países e não está longe de atingir essa margem, Na cidade de Itapuã do Oeste o volume de produtores investindo em tanques aumentou em todo o seu entorno e em todas as regiões do Estado de Rondônia.
E dentro do planejado a empresa RONDO FISH por meio de seu proprietário Plínio Carloto um entusiasta da piscicultura informou que sua empresa se instalou em Itapuã do Oeste há (03) anos atrás época em que foi inaugurada a primeira agroindústria de beneficiamento de peixe de Rondônia, localizada no município de Itapuã do Oeste , A Agroindústria produz mensalmente toneladas por mês de processamento e comercialização de tambaqui, pirarucu e pintado. A RONDO FISH gera 200 empregos diretos, além de agregar em torno do empreendimento dezenas empreendedores e famílias que produz o pescado dentro do projeto de sustentabilidade.
BRASIL - No dia 25 Outubro aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia uma Audiência pública para discutir a implantação do alfandegamento e a instalação de balsa para a travessia do rio Guaporé, em Costa Marques, na fronteira com Puerto Ustarez, no Departamento BENI com debates intensos em prol do desenvolvimento e integração das fronteiras entre Rondônia e Beni.
No dia 26 de outubro A COMITIVA DEPARTAMENTO DE BENI realizou diversas visitas a empresários de Rondônia com a finalidade de potenciar atividades econômicas entre os dois países. A visita da comitiva boliviana do Beni foi liderada pelo Senador Walter Justiniano Martinez acompanhado de diversas autoridades de Rondônia de outros políticos e empresários de Bolívia .
Na manhã do dia 26 logo cedo foram ao município de Itapuã do Oeste, a primeira visita foi no frigorifico RONDO FISH, onde a comitiva boliviana conheceu “in loco”, todo o processo de beneficiamento do peixe que consiste na limpeza, evisceração, cortes, filetagem, embalagem, armazenamento e transporte. Outras visitas foram realizadas no entorno a exemplo de uma visita técnica na indústria e ao sistema Piscicultura – Plantio e Criação.
Texto e fotos > Por Gilmar Rocha Web Repórter DRT MT 0001670 RO
© - 2022 – ATITUDE GLOBAL - Todos os direitos reservados