Marcos Rocha destaca municipalismo em encontro de prefeitos
Na abertura, o governador Marcos Rocha apontou as principais questões que tem fortalecido a agenda e o diálogo com os municípios
Por Portal SGC
AA narrativa de um governo municipalista foi o tom sustentado pelo governador do Estado, Marcos Rocha (União Brasil), durante o Fórum de Prefeitos e Vereadores de Rondônia, realizado nesta quarta-feira (04/05) em Porto Velho, instalações da Talismã 21. Na abertura do evento, em coletiva à imprensa, Rocha apontou as principais questões que tem fortalecido a agenda e o diálogo com os municípios do Estado.
Segundo Rocha, o que há é um alinhamento político com o intuito de atender as demandas gerais regionais para a elevação do “poderio do Estado como um todo”. O governador sugeriu ainda que falar a mesma língua é importante, por exemplo, para o fortalecimento dos diálogos necessários com a esfera federal.
A ausência do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, durante o Fórum de Prefeitos e Vereadores de Rondônia, que está em sua 3ª edição, foi justificada pelo governador Marcos Rocha. Segundo o chefe do Executivo, uma agenda de última hora o tirou do evento em questão mas, segundo ele, não há nenhum desgaste político ocasional.
Apesar da ter sido notada e pontuar entre os principais assuntos do bastidor jornalístico, a ausência do prefeito não gerou incômodo entre os participantes que desfrutaram de debates e palestras de orientação. O evento, programado para encerrar às 16h, agradou às comitivas de prefeituras que usufruíram de informações atualizadas e primordiais para o auxílio das demandas municipais.
O QUE DISSERAM OS PREFEITOS
Prefeito de Cacaulândia defende alinhamento político
Para o prefeito de Cacaulândia, Daniel Marcelino da Silva (União Brasil), o encontro de prefeitos e vereadores, vinculado à eleição recente da nova diretoria da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), e que traz como presidente do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, é um demonstrativo desse alinhamento político regional. “O município de Cacaulândia tem uma população pequena, com demandas pontuais e, isso nos torna mais carentes de atenção principalmente para o atendimento das ordens econômicas. Alinhados, e contando com o auxílio da Arom, principalmente para a realização de projetos, conseguimos ser assistidos nessas questões de menor abrangência”, explica Marcelino.
Prefeito de Novo Horizonte fala em potencializar demandas
Prevendo uma demanda mais robusta no que diz respeito à produção de projetos para os municípios, o prefeito de Novo Horizonte, Cleiton Cheregatto (MDB), aposta em um momento ainda mais ajustado da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) com a expansão e ampliação estrutural do órgão. “As demandas dos municípios são canalizadas para a Associação, principalmente no que diz respeito à oferta de auxílio na produção de projetos. Por isso, acho que seria importante a Arom potencializar essa demanda”, justifica Cheregatto.
Prefeito Carla Redano valoriza o poder de municipalização governamental
A prefeita de Ariquemes, Carla Redano (União Brasil), ao ser entrevistada pelo Portal SGC durante o 3º Fórum de Prefeitos e Vereadores de Rondônia, explicou que umas das prerrogativas que pautam o alinhamento político no Estado e que resultou, recentemente, na eleição do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, para presidente da Arom, é a perspectiva de municipalidade com que faz uso o governo do Estado para atender as demandas regionais. Segundo a prefeita, um dos exemplos que pode citar como fruto dessa dinâmica do governo do Estado é a construção do Hospital Regional de Ariquemes. Segundo ela, são pautas que convergem para um atendimento e solução de questões que impactam em todo o Estado. “Estamos sempre conversando com o governo e ele nos permite apresentam cada vez mais demandas. Isso é bom para as relações institucionais e de ordem estruturais”, explica.
Fonte . Analton Alves – Especial para o SGC