08/05/2023 Assessoria LIVRE NOTÍCIAS

EFMM tem tombamento confirmado para o trecho de oito quilômetros

EFMM

EFMM tem tombamento confirmado para o trecho de oito quilômetros

Com o tombamento, todos os pertences existentes no trecho ficam protegidos como bem público

A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm) comemora o tombamento do trecho compreendido do quilômetro zero ao Km-8. O processo iniciado em 1999, foi reivindicado pela Asfemm junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e representa maior controle e proteção ao bem público.

De acordo com o presidente da Asfemm, George Telles, o tombamentbo também viabilizará o andamento do projeto de captação de recursos para restauração do trecho da ferrovia, no trecho do complexo ferroviário no Centro de Porto Velho até o Km-8, após a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.

 “Temos um projeto de revitalização da ferrovia junto ao governo federal, e o tombamento viabilizará com respaldo legal para que possa caminhar até a fase de liberação de recursos”, explicou Telles. O referido projeto consiste na revitalização da linha férrea para a finalidade turística, voltando o passeio de trem.

Outra vantagem do tombamento, conforme explicou Telles, é que o poder público se torna responsável pelo patrimônio e. com isso, deverá criar demandas de segurança e preservação desse patrimônio histórico e cultural.

Desde 1999, a Associação dos Ferroviários atua em favor do tombamento desse trecho da Estrada de erro Madeira-Mamoré. Foram diversos documentos e tratativas junto ao Ministério da Cultura e IPHAN até que consolidasse o processo de tombamento.