10/07/2023 SGC LIVRE MUNDO GLOBAL

ALE sedia evento para discutir a construção de estrada para ligar o Brasil ao Oceano Pacífico

.

Foto imagem  divulgação.

ALE sedia evento para discutir a construção de estrada para ligar o Brasil ao Oceano Pacífico

Encontro sobre a estrada acontece na próxima segunda-feira (10). Representantes de quatro estados e do Peru vão estar presentes.

ALE sedia evento para discutir a construção de estrada para ligar o Brasil ao Oceano Pacífico

Divulgação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) vai receber um debate sobre construção de estrada que ligue o Brasil aos portos do Peru no Oceano Pacífico. A discussão faz parte da Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental.

De acordo com o calendário, o encontro acontece na próxima segunda-feira (10), às 10h. O local do evento é o Plenário "Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos". É esperado que, no local, estejam presentes membros da Assembleia Legislativa do Acre (ALE-AC). Também estarão no espaço parlamentares rondonienses, empresários brasileiros e peruanos. Além disso, haverão representantes governamentais dos seguintes locais:

Acre;

Amazonas;

Mato Grosso; 

Peru;

Rondônia.

Saiba mais sobre o debate de construção

O debate sobre a possibilidade de construção de uma estrada que ligue o Brasil aos portos do Peru no Oceano Pacífico é possível pelo pacto firmado em 2000. O pacto conta com a participação de doze países da América do Sul.

Neste acordo foi decidido, há mais de 20 anos atrás, pela Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa). Caso a construção saia do papel e de fato seja executada, a rodovia deve interligar os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia ao Peru.

Quanto as vantagens da execução dessa possível obra é uma demanda levantada pela própria Assembleia Legislativa de Rondônia. Segundo a ALE-RO, "uma carga despachada por um caminhão em São Paulo (SP) percorre quase 4 mil km para chegar a Assis Brasil (AC) e mais de 1,5 mil km até o porto de San Juan de Marcona (PER)".

Com a construção, a estrada pode oferecer uma boa oportunidade de ampliação dos negócios entre os dois países. O Governo de Rondônia tem a proposta de construção desta rodovia entre as cinco prioridades do estado. Essas propostas devem ser levadas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva para serem implementadas no Plano Plurianual (PPA). 

Fonte>  SGC - Assessoria

 

"